Governo de Minas Gerais assina decreto para prorrogação do estado de calamidade pública por seis meses
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Governo de Minas Gerais assina decreto para prorrogação do estado de calamidade pública por seis meses

on 04 Janeiro, 2021

Foi publicado no dia 30 de dezembro de 2020, no Diário Oficial Minas Gerais, o Decreto nº 48.102 de 2020, que prorroga o prazo de vigência do estado de calamidade pública em todo o território do Estado, até 30 de junho de 2021.

O Decreto foi assinado pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema em reunião virtual com a participação do Presidente e parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), secretários e promotores do Ministério Público. De acordo com Governador, a prorrogação não se deve apenas a questões de saúde pública, mas também pelas consequências sociais e econômicas da pandemia e principalmente, para que o Estado possa destinar mais recursos para a saúde.

O decreto ainda precisa ser ratificado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da aprovação de um projeto de resolução (PRE). O presidente da Casa, Deputado Agostinho Patrus (PV), informou que a prorrogação receberá atenção prioritária quando os trabalhos forem retomados em fevereiro.

Para a ALMG, a decretação de calamidade garante ao Estado a dispensa de atingir os resultados fiscais e de observar a limitação de empenho prevista na LRF, ampliando condições de assumir despesas para enfrentar a pandemia. O governo também não precisará realizar licitações públicas para contratação de bens e serviços necessários ao atendimento da situação calamitosa.


Para baixar, clique aqui

Fonte: Agência Minas Gerais e portal da ALMG.