Município de Sacramento representa Minas Gerais em Livro Web - “IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Município de Sacramento representa Minas Gerais em Livro Web - “IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde”

on 14 Dezembro, 2020

Foi lançado na última sexta-feira (11/12), o livro “IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde”, produzido pelo Programa IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A publicação apresenta reflexões sobre os desafios do SUS em tempos de pandemia, o desenvolvimento da Curadoria em Saúde e as ações do Programa IdeiaSUS.

O livro relata seis práticas de saúde, provenientes dos municípios de Angra dos Reis, Niterói e Quissamã, no estado do Rio de Janeiro, de Sacramento, em Minas Gerais, da região de Lajeado, no Rio Grande do Sul, e do município de Tefé, no Amazonas. Essas experiências retratam movimentos e histórias no campo da saúde e o compromisso dos seus trabalhadores e gestores com o fortalecimento do SUS.

Representando Minas Gerais, o município de Sacramento está inserido no oitavo capítulo do livro, com a experiência: “Academia Viva”, criada por Reginaldo Afonso dos Santos, Flávio José da Costa, Samuel Gomide Ferreira e Thaísa Prado de Sant. No ano de 2006, iniciou-se no Brasil a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) por meio da Portaria nº 687, de 30 de março de 2006. A partir disso, o projeto Academia Viva foi criado para aliar a promoção da saúde e qualidade de vida ao lazer, práticas corporais e atividades físicas, educação em saúde, família e escola, e busca a intersetorialidade como estratégia para a sua realização.

Ao longo de sua trajetória, o Projeto Academia Viva tem sido instrumento de apoio na busca da edificação desses novos valores à comunidade e aos profissionais de saúde. Todas as atividades e parcerias estabelecidas fortalecem a intersetorialidade e a universalidade das ações propostas, visando levar a todos os espaços e a todas as pessoas oportunidades de se integrarem a alguma atividade que gere valor individual e com a qual mais se identificam.

A publicação foi organizada por Valcler Rangel Fernandes, Marta Gama de Magalhães, Claudia Beatriz Le Cocq D’Oliveira, Emanoel Campos Filho, Juraci Vieira Sergio, José Paulo Vicente da Silva, Annibal Coelho de Amorim, Jorge Carrera Jardineiro e Katia da Silva Machado. Resultado de uma cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Confira na íntegra o livro “IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde”.


Para baixar, clique aqui