COSEMS/MG presente no Encontro Federassantas 2020
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG presente no Encontro Federassantas 2020

on 11 Dezembro, 2020

Por Ariane Fernandes

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva representou a instituição na manhã desta sexta-feira (11/12), durante o Encontro Federassantas 2020, reunião anual dos hospitais Filantrópicos, evento que contou com a participação de pessoas envolvidas na gestão dos hospitais filantrópicos filiados à Federassantas, autores dos projetos inscritos no Prêmio Core Federassantas, Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), CONASEMS, CAO-Saúde e demais autoridades e lideranças vinculadas ao Setor Saúde de Minas Gerais.

1112

O Presidente Eduardo Luiz participou da abertura do evento online, com a presença da Presidente da Federassantas Dra. Katia Rocha, no Painel: “Cenários atuais e visão das lideranças da saúde para 2021”, e ressaltou em sua fala que Minas Gerais têm buscado principalmente diante da pandemia, organizar o sistema de saúde de maneira a responder adequadamente a necessidade da população, diante de toda a rede de serviços de saúde. Também foi informado que após alguns anos de diálogos e estruturação, há cerca de cinco meses, foi aprovado por meio da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) a nova política hospitalar do Estado, proposta criada diante da coragem de fazer uma reflexão sobre a assistência, financiamento e a qualidade dos serviços prestados para a população, diante de um cenário com 498 unidades hospitalares em 853 municípios com diferentes realidades e necessidades.

11121

O Presidente Eduardo também destacou que a SES/MG e COSEMS/MG fizeram um trabalho técnico sobre a reprogramação da Média Complexidade Hospitalar (SIH MC) que também foi aprovada na CIB-SUS/MG, para que os procedimentos sejam pactuados nos mesmos municípios de atendimento, ou seja, o município que prestou o atendimento irá receber o financiamento. “A metodologia que estamos usando propõe que em Minas Gerais, o dinheiro da PPI seja usado para pagarmos aquilo que nós efetivamente estamos produzindo, é uma metologia mais equânime que vai reduzir as iniquidades e irá aumentar a realização de procedimentos e de acesso para os cidadãos mineiros e eu tenho certeza que para 2021 essa metodologia irá se refinando, ela começou na cardiologia, oncologia e agora expandimos para todo o SIH de Média Complexidade. Com esse trabalho iremos oferecer tranquilidade para as unidades hospitalares que estão efetivamente trabalhando, prestando serviços a nossa população, que não precisarão esperar durante anos para receber o pagamento de procedimentos que foram realizados, dando sustentabilidade às unidades hospitalares em nosso Estado. Estamos trabalhando para dar suporte a toda a rede de serviços de saúde e para que possamos oferecer assistência e atendimento de qualidade à população de Minas Gerais. Que 2021 seja um ano com muita tranquilidade e saúde para todos nós. Viva o SUS, esse sistema que é a grande política social que este país construiu nos últimos anos”, concluiu.

Confira na íntegra: https://youtu.be/T-bqRlbjBg8

Fala da Presidente da Federassantas Dra. Katia Rocha: