COSEMS/MG e HCor realizam live: Impacto positivo das qualificações em ventilação mecânica no tratamento de pacientes com Covid-19 em hospitais públicos e UPAS dos municípios de Minas Gerais
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG e HCor realizam live: Impacto positivo das qualificações em ventilação mecânica no tratamento de pacientes com Covid-19 em hospitais públicos e UPAS dos municípios de Minas Gerais

on 30 Novembro, 2020

Por Ariane Fernandes

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (30/11), a Live: Impacto positivo das qualificações em ventilação mecânica no tratamento de pacientes com Covid-19, em hospitais públicos e UPAS dos municípios de Minas Gerais. O evento foi realizado de forma on-line, conduzido pelo coordenador da assessoria técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Nilo Bretas Junior, com a participação da gerente do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde do HCor (LICS) Gizelda Monteiro e o Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva.

Nilo Bretas abriu o evento informando que a Implementação das boas práticas no manejo do paciente com síndrome respiratória aguda em decorrência da pandemia da COVID-19, desenvolvido pelo HCor, utilizando os recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), apresentou uma enorme importância na qualificação dos profissionais de saúde no Estado de Minas Gerais. “Fico muito feliz com o resultado do projeto, tenho certeza que para os municípios e pro COSEMS foi um grande aprendizado. Acompanhei o projeto e sei da importância desta capacitação, principalmente em regiões carentes com dificuldades de acesso, este projeto com certeza salvou muitas vidas”.

imagenshcor 1

A gerente do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde do HCor (LICS) Gizelda Monteiro relatou que o projeto foi desenvolvido por uma equipe técnica especializada do HCor, composta por médicos dando suporte de maneira virtual e seis enfermeiros e cinco fisioterapeutas de forma presencial nos municípios, utilizando uma abordagem prática e didática envolvendo as principais questões envolvidas no manejo clínico, suporte ventilatório e uso dos ventiladores mecânicos em pacientes com COVID-19, com o intuito de capacitar médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, demais profissionais atuantes na área assistencial e de terapia intensiva, equipe de segurança e atendimento, entre outros.

Doc11 2

Gizelda Monteiro também informou que a equipe do HCor realizou a capacitação em 48 municípios, qualificando 4.324 profissionais. O roteiro das visitas foi elaborado juntamente com a equipe do COSEMS/MG, considerados os vazios assistenciais para o atendimento de UTI- COVID no Estado. “Foi uma experiência extremamente positiva, fomos aos municípios com o objetivo de compartilhar experiências e também aprendemos muito com as equipes locais, e estamos muitos satisfeitos com o impacto obtido. Ficamos felizes em contribuir neste momento tão difícil que as equipes de saúde estão lidando com situações delicadas e desconhecidas frente à pandemia,” destacou.

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz iniciou sua fala ressaltando a grata satisfação de fazer a prestação de contas deste projeto que possibilitou a capacitação e a assistência em UTI-COVID no território de Minas Gerais, que sofre historicamente com vazios assistenciais. A possibilidade de estruturação de leitos de UTI dentro das unidades hospitalares, UPAS, hospitais de campanha, também trouxe outro desafio, que era a qualificação profissional para operar os equipamentos e atuar de forma eficaz no atendimento da população.

Doc9 7

Essa parceria entre HCor, COSEMS/MG e CONASEMS possibilitou uma capacitação efetiva e importante para o enfretamento e o cuidado do COVID-19, nos territórios, permitindo que os profissionais a partir das boas práticas, da segurança sanitária e epidemiológica, pudessem se proteger e prestar assistência de forma adequada para a população. “Agradeço a equipe do HCor, aos profissionais de saúde, aos gestores hospitalares e municipais que juntos buscam o fortalecimento do SUS, para que ele seja cada vez mais capaz de enfrentar pandemias e sair mais forte! O SUS é essa grande política social que nós conseguimos construir e que precisamos defendê-lo arduamente de todos os ataques que ele sofre no seu dia a dia, e principalmente neste momento de pandemia que estamos acompanhando. Um grande viva ao nosso SUS, que talvez seja a maior riqueza do nosso país, uma grande ferramenta de cuidado e assistência da população brasileira”, finalizou o presidente.

Confira a live na integra:https://www.youtube.com/embed/EXfL1Oxkb3Y?fbclid=IwAR2ijsa-psyl8tNwKmAnxs_qgI_SloKWpn7UPpN4SPZERaRARPJ6HyKSX7Q