Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes

on 06 Outubro, 2020

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, promove até o dia 30 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes, e a imunização contra a Poliomielite. O dia D, com divulgação e mobilização nacional, será realizado em 17 de outubro.

De acordo com a SES/MG, a Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade. No estado de Minas Gerais há a estimativa de 4.453.616 crianças de adolescentes nesta faixa de idade. Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de um ano a menores de cinco anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. No estado de Minas Gerais há a estimativa de 1.034.782 crianças nesta faixa de idade. A meta é vacinar 95% deste público.

Em Minas Gerais, serão disponibilizadas 14 tipos de vacinas do Calendário da Criança até os sete anos de idade, são elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite Inativada, Poliomielite Oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral (tríplice viral e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela.

As Vacinas do Calendário da Criança a partir dos sete anos de idade e do Calendário do Adolescente, serão: Hepatite B, Febre amarela, Triplice viral, DT, DTpa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

Fonte dos dados: SES/MG

image001