265ª Reunião Ordinária CIB-SUS/MG
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

265ª Reunião Ordinária CIB-SUS/MG

on 22 Julho, 2020

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (22/07), a 265ª Reunião Ordinária CIB-SUS/MG, excepcionalmente por videoconferência, considerando as medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento do Coronavírus (COVID-19). A reunião contou com a presença do Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Luiz Marcelo Cabral Tavares, membros SES/CIB e assessoria técnica do COSEMS/MG com transmissão ao vivo para os demais envolvidos.

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz convidou todos os gestores mineiros a inscreverem as experiências exitosas do seu município, na I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS do CONASEMS, que neste ano será totalmente online e os trabalhos devem abordar a temática única: “As ações da gestão municipal e serviços de saúde no enfrentamento à Covid-19”. O período para a inscrição das experiências pelos autores, está dividido em três períodos distintos, o primeiro já está aberto e segue até o dia 26/07. Acesse aqui e inscreva sua experiência.

Entre outras pautas, a Coordenadora Estadual de Atenção às Urgências e Emergências, Leticia Fernanda Cota Freitas, ressaltou sobre a importância/obrigatoriedade do Registro obrigatório de internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19, no Sistema e-SUS Notifica (https://notifica.saude.gov.br/), por todos os estabelecimentos de saúde públicos e privados que prestam serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e do Ministério da Saúde. O preenchimento deve ser realizado, diariamente (nos sete dias da semana), até às 14h, com informações do dia corrente. O Ministério da Saúde informou que não habilitará leitos de UTI em Hospitais que não estiverem informando a ocupação no sistema. Em caso de dificuldades, o responsável pela alimentação dos dados deverá encaminhar o print da tela para o Suporte do DATASUS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

cib7 1

O Superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional, Ricardo Assis Alves Dutra, fez uma apresentação sobre o Painel de acompanhamento do Comitê Macrorregional COVID-19, que são instâncias regionalizadas e locais de gestão territorial e de acompanhamento da execução do Plano Minas Consciente, desenvolvidas com o intuito de promover entre outras ações a interlocução e articulação com segmentos governamentais e não governamentais da macrorregião, buscando cooperação no território para enfrentamento da COVID-19. Entre as ações apresentadas estão analisar conjuntamente os dados epidemiológicos e assistenciais para construção do diagnóstico macrorregional da situação de saúde; Comunicar no território as informações sobre a situação de saúde relacionada à COVID-19 e as orientações estaduais; Subsidiar as decisões do Comitê Extraordinário COVID-19 e do Grupo Executivo do Plano Minas Consciente no âmbito da macrorregião; Dar ampla publicidade às decisões e às informações concernentes ao Comitê Extraordinário COVID-19 e ao Plano Minas Consciente.

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josiane Dias Gusmão, informou que a 2ª etapa Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será realizada até o dia 31 de agosto de 2020, com o público alvo entre pessoas de 20 a 49 anos de idade. As Campanhas Nacionais de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e dos Adolescentes menores de 15 anos de idade e, contra a Poliomielite em crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade, estas serão realizadas no período de 09 a 30 de setembro.Também foi informado que a SES/MG, lançou a Campanha Vacina Mais Minas Gerais, realizada com o intuito de alertar a população sobre os benefícios da vacina e também sobre os riscos a que todos ficam expostos quando esta importante medida profilática é ignorada. A intenção é informar e chamar a atenção dos mineiros sobre a necessidade de ampliação da cobertura vacinal para toda população. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/vacinacao.

A superintendente de Rede de Atenção à Saúde, Karina Taranto apresentou o Plano de Contingência Macrorregional – Eixo Atenção Hospitalar, entre outros assuntos, foi informado o quantitativo de leitos clínicos disponíveis e para ampliação nas macrorregiões de saúde do Estado. Sobre a habilitações de leitos UTI, até o momento foram solicitadas 1.440 habilitações leitos UTI COVID, 989 leitos habilitados e faltam 451 leitos para serem habilitados, com 1.044 possíveis ampliações (depende de RH, equipamentos, entre outros). Foram solicitadas 2.831 habilitações de leitos em Hospitais de Pequeno Porte (HPP), até o momento 1.018 estão habilitados temporariamente por meio da Portaria 1.786 de 17/07/20.

Para ter acesso aos arquivos apresentados, acesse:

https://drive.google.com/drive/folders/14VJ9sB6YM1rxg456slQOJBSJukdSD4FX

 Assista a reunião na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=PzC84rhxb4A