Estão abertas as inscrições para os cursos sobre assistência farmacêutica na APS
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Estão abertas as inscrições para os cursos sobre assistência farmacêutica na APS

on 29 Junho, 2020

Gestores e trabalhadores da atenção primária nos municípios poderão se matricular até a primeira semana de julho

Estão abertas duas novas capacitações em Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde. São cerca de 2.400 vagas que têm como público-alvo profissionais da gestão e dos serviços da APS nos municípios. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas até a primeira quinzena de julho de 2020. 
Os cursos são: “Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal: da instrumentalização à prática nos serviços”, para os públicos de nível médio e superior, e “Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico”, voltado para graduados em nível superior. As ofertas de qualificação, cujo objetivo é instrumentalizar a gestão do cuidado farmacêutico e propiciar a implantação e desenvolvimento dos serviços de cuidado farmacêutico na APS, serão na modalidade on-line, com carga horária total de 30 horas e prazo de término para o fim do ano. 

Qualificação

O curso Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal: da instrumentalização à prática nos serviços, para níveis médio e superior, vai capacitar e instrumentalizar profissionais visando à qualificação dos serviços técnicos-gerenciais (seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos e insumos) da Assistência Farmacêutica na Rede de Atenção à Saúde e à integração entre cuidado em saúde e organização dos serviços farmacêuticos para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Já o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico fornecerá fundamentos teóricos e práticos para que os profissionais farmacêuticos da APS possam desenvolver o processo de raciocínio clínico por meio de um método utilizado no cuidado farmacêutico, voltado à identificação de problemas relacionados à farmacoterapia, e que pode auxiliar no enfrentamento da Covid-19. A ação, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde (MS).

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio do e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: SAPS