Nota Técnica Nº 53/2020 - Orientações sobre a prevenção do colo do útero e da mama na vigência da pandemia da COVID-19
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Nota Técnica 53/2020 - Orientações sobre a prevenção do colo do útero e da mama na vigência da pandemia da COVID-19

on 23 Junho, 2020

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES MINAS COVID-19) publicou nesta terça-feira (23/06), a Nota Técnica Nº 53/2020, que dispõe sobre as orientações sobre propedêutica do colo do útero e da mama na vigência da pandemia da COVID-19.

A Nota informa que considerando a importância do rastreamento e do diagnóstico para câncer em tempo oportuno para a evolução de um bom prognóstico, os serviços de saúde deverão se organizar para ofertar toda a linha de cuidado voltada para a propedêutica do câncer de mama, incluindo os exames de mamografia bilateral de rastreamento considerados como serviço essencial.

Também foi destacado a importância da periodicidade do exame citopatológico, uma vez que esse poderá detectar facilmente modificações celulares que podem evoluir para o câncer. Sendo que essas modificações são curáveis na maior parte dos casos. Por isso, é primordial que os gestores e serviços de saúde se organizem para ofertar os principais exames para o fechamento do diagnóstico em tempo hábil, independente da pandemia de COVID-19.

Confira na íntegra:


Para baixar, clique aqui