COSEMS/MG presente em Audiência Pública para debater ações dos municípios mineiros no enfrentamento a Covid-19
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG presente em Audiência Pública para debater ações dos municípios mineiros no enfrentamento a Covid-19

on 15 Junho, 2020

Por: Ariane Fernandes

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva representou a instituição na tarde desta segunda-feira (15/06), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Audiência Pública realizada pela Comissão de Saúde, com o intuito de debater as ações dos municípios mineiros no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Participaram da Audiência Pública os membros da Comissão de Saúde da ALMG, Dr. Carlos Pimenta, Dr. Jean Freire, Dr .Wilson Batista, Dr. Paulo e o Dr. Hely Tarqüínio, a Secretária Municipal de Saúde de Pouso Alegre e Presidente do COSEMS Regional Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira da Silva, Secretária Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira, Secretário Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Rodrigo Coelho de Almeida, Secretário Municipal de Saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, e a Secretária-Adjunta - Subsecretaria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Taciana Malheiros Lima Carvalho.

O Presidente do COSEMS/MG, ressaltou sobre o incessante trabalho dos gestores de saúde, que estão se esforçando todos os dias para realizar ações efetivas no enfrentamento ao COVID-19, em Minas Gerais e destacou entre outros pontos sobre o vazio do serviço de transporte de saúde de urgência nas macrorregiões Leste do Sul, Leste/Vale do Aço, Noroeste, Centro e Triângulo do Sul e destacou sobre a necessidade emergencial de contratar empresas terceirizadas, da entrega de ambulâncias, de fortalecer e fornecer EPI aos SAMUs.; Dar início ao SAMU Leste/Vale do Aço; Apoiar a adaptação e recuperação de ambulâncias.

fotospredi

O Presidente informou que os municípios mineiros terão grandes desafios no combate a pandemia a começar pela necessidade de apoio junto ao Ministério da Saúde para a habilitação imediata dos 790 Leitos de UTI COVID 19 Adulto e 20 UTI Pediátrica COVID e 2.766 leitos de retaguarda que aguardam publicação. “Precisamos que os leitos sejam habilitados imediatamente para que possam atender a nossa população. Eu gostaria de pedir aos meus colegas gestores que continuem trabalhando, sei que todos vocês estão fazendo um esforço enorme junto aos municípios e aos seus trabalhadores para que possamos passar por esta pandemia com o menor impacto possível. Sabemos dos nossos desafios e das nossas limitações. Mas reafirmo que o COSEMS/MG junto a cada um de vocês tem feito um trabalho incessante de apoiar todos os municípios mineiros no intuito de rever todas as legislações, e redigir notas técnicas para que vocês sempre tenham segurança jurídica na aplicação dos recursos, em meio a um decreto de calamidade, de emergência em saúde no Estado, e cada município precisa se ater prestações de contas que serão cobras de cada recurso que foi destinado para a efetivação das ações de enfrentamento ao COVID, ressaltou.

O Presidente do COSEMS/MG também agradeceu a todas os profissionais de saúde que estão lutando diuturnamente para cuidar dos pacientes acometidos pela COVID-19, “não poderíamos fechar esta reunião sem fazer uma reverencia a todos estes trabalhadores que estão saindo de suas casas, se expondo para cuidar das pessoas. Que vocês continuem com muita força e saúde para cuidar da nossa população,” concluiu.