Ministério da Saúde lança TeleSUS para auxiliar população no enfrentamento ao COVID-19
         
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Ministério da Saúde lança TeleSUS para auxiliar população no enfrentamento ao COVID-19

on 13 Abril, 2020

O Ministério da Saúde lançou o TeleSUS para o enfretamento da COVID-19. É uma estratégia de disponibilização de serviço de atendimento pré-clínico de saúde, que visa amplo esclarecimento da população sobre a doença e quando procurar atendimento presencial. Tem o papel de favorecer o isolamento domiciliar da população potencialmente contaminada ou do grupo de risco (que não possua sinais de gravidade) e de evitar ao máximo o esgotamento dos serviços presenciais de saúde.

Os canais de entrada aos serviços de saúde propostos são: o Serviço de ChatBot, o Serviço de Unidade de reconhecimento Audível (URA), o Serviço de Atendimento pré-clínico (SAPC) e o monitoramento remoto. Assista ao vídeo por meio do link:

https://www.youtube.com/watch?v=L3ig19oi8XI

Confira as opções:

1) Aplicativo Coronavírus SUS: depois de baixar o aplicativo no aparelho celular, a pessoa recebe orientações de como se prevenir do coronavírus (Covid-19) e preenche um questionário informando condição de saúde e quadros já pré-existentes, como hipertensão e diabetes. Caso apresente sintomas, o aplicativo indicará o melhor a ser feito (continuar em observação em casa ou procurar um serviço de saúde).

2) Chat on-line: é preciso acessar o site saude.gov.br/coronavirus para iniciar um bate-papo online. No espaço, a pessoa deve informar os sintomas que está sentindo ou relatar os sintomas de alguém que more com ela.

Caso o paciente tenha sido orientado a ficar em isolamento domiciliar, o TeleSUS vai monitorar o estado de saúde durante o período de isolamento. Para que as pessoas tenham a certeza de que é o Ministério da saúde que está ligando, e não um trote ou golpe, aparecerá no identificador de chamadas o número 136, do Disque Saúde.