Médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior devem confirmar interesse em permanecer no Programa Mais Médicos até o dia 9 de maio
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior devem confirmar interesse em permanecer no Programa Mais Médicos até o dia 9 de maio

on 06 Maio, 2016

Prazo para estender a permanência no Programa vai até a próxima segunda-feira (9). Prorrogação foi autorizada pela Medida Provisória nº 723 de 29 de abril de 2016.

Os médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior que queiram prorrogar por mais três anos a permanência no Programa Mais Médicos devem se manifestar até o dia 9 de maio, por meio do sistema do Programa.

O profissional deverá enviar a cópia digital de toda a documentação exigida em edital publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (5/5), bem como apresentar, para verificação do gestor, os documentos originais.

A autorização para extensão do período de atuação foi concedida por meio de Medida Provisória nº 723, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 29 de abril, e atende a um apelo dos gestores municipais onde esses profissionais atuam. Pelas antigas regras, os intercambistas poderiam permanecer apenas três anos no Programa, e depois deveriam revalidar os diplomas ou retornar ao país de origem. Agora, eles poderão ficar mais três anos, assim como os médicos brasileiros com registro no país. É importante lembrar que todos os intercambistas individuais interessados em permanecer no Programa devem se manifestar agora, e não quando estiverem encerrando o período de três anos.Para a efetivação da prorrogação, além de cumprir todas as condições descritas no edital, o médico terá que contar com a anuência do município para estender a participação no Programa. O gestor local deverá validar a solicitação nos dias 10 e 11 de maio. O profissional poderá acompanhar este processo por meio do sistema.