COSEMS/MG presente em Audiência Pública para debater sobre coronavírus
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG presente em Audiência Pública para debater sobre coronavírus

on 11 Março, 2020

Por Ariane Fernandes

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva representou a instituição na manhã desta quarta-feira (11/03), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Audiência Pública realizada pela Comissão de Saúde da casa para ouvir representantes do governo e representantes de instituições de saúde sobre as medidas que vêm sendo adotadas pelo Estado para impedir a proliferação do novo agente do coronavírus, o covid-19, que se tornou uma epidemia em diversos países do mundo.

A mesa do debate foi composta pelos deputados da Comissão de Saúde, Dr. Carlos Pimenta, Dr. Wilson Batista, Dr. Jean Freire, o Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz da Silva, a Assessora da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Rebeca Brum dos Reis, o Pesquisador da Fiocruz Pedro Augusto Alves, a Assessora Assistencial do Hospital Eduardo Menezes, Tatiane Fereguetti, o Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Microbiologia e do Estudo para Detecção do Coronavírus - Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio Guimarães da Fonseca, Diretora de Vigilância e Agravos Transmissíveis da SES/MG, Janaína Fonseca Almeida, os Coordenadores da Vigilância Hospitalar da FHEMIG, Flávio de Souza Lima e Isabella Manetta e o Presidente da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais, Carlos Augusto dos Passos.

IMG 1316IMG 1319

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz da Silva ressaltou em sua fala sobre a importância de capacitar de forma emergencial os trabalhadores de saúde para o enfrentamento do coronavírus, para diminuir o risco de contágio de um vírus ainda não conhecido pela ciência. Também foi informado que infelizmente assim como já acontece em outros países, o Brasil corre um risco eminente de epidemia, devido à rede hospitalar e o subfinanciamento histórico do Sistema Único de Saúde, que irá gerar um grave problema de saúde pública para todos.

IMG 1369IMG 1333

Eduardo Luiz também questionou aos representantes da Secretaria de Estado de Saúde como será possível enfrentar uma epidemia, se a rede hospitalar de Minas Gerais está sem financiamento, sem infraestrutura, faltando equipamentos e até mesmo materiais básicos de trabalho, além da falta de capacitação adequada dos profissionais de saúde para lidar com as situações emergências. “Precisamos atender nossa população com mais dignidade. A Atenção Primária é de fundamental importância e precisamos valorizá-la, pois ela precisa ser resolutiva em pelo menos 85% dos casos de agravos à saúde da nossa população. Em relação ao Coronavírus, nós sabemos que o número de atendimentos ultrapassará esta porcentagem, o que nos preocupa ainda mais, por saber que o nosso Estado infelizmente não recebe financiamento adequado há seis anos, com a dívida chegando a algo em torno de R$ 3 bilhões de reais, que não foram investidos na saúde. É preciso discutir essa questão com muita seriedade, porque precisamos financiar adequadamente a Atenção Primária em Minas Gerais que está sucateada”, destacou.

O Coordenador do curso de pós-graduação em Microbiologia e do Estudo para Detecção do Coronavírus da UMFG, Flávio Guimarães informou que a taxa de mortalidade do coronavírus é de apenas 2,5% para 100 mil casos, e que idosos e pacientes com doenças crônicas são os mais afetados. Também afirmou que é preciso que Estado realize o quanto antes, ações de comunicação para instruir os pacientes com doenças crônicas e idosos a redobrarem a atenção aos sintomas da doença, a fim de evitar um colapso no sistema de saúde público.

Os deputados da Comissão de Saúde da ALMG informaram ao fim da Audiência Pública, que irão realizar uma visita ao Hospital Eduardo de Menezes que é referência sobre coronavírus no Estado para avaliar as reais condições reivindicadas pelos funcionários do local sobre a falta de estrutura e capacitação dos mesmos. Também será solicitado a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, informações sobre os valores destinados às ações de enfrentamento ao surto de coronavírus no Estado.

IMG 1376

IMG 1277

 

O Ministério da Saúde atualizou na tarde desta quarta-feira, para 52 casos confirmados de infectados pelo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil, são monitorados 907 casos suspeitos.

Confira as fotos na íntegra:https://photos.app.goo.gl/C7r3yA6oAQ7iyEkY9