Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

on 04 Outubro, 2019

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, celebrada anualmente desde o início da década de 90, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o intuito de promover a conscientização sobre a doença, compartilhando informações para o maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade da população.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres entre 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica na redução da mortalidade neste grupo.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado precocemente pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, aumentando as chances de tratamento e cura.

 


Para baixar, clique aqui