Oficina de Territorialização do COSEMS Regional de Juiz de Fora
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Oficina de Territorialização do COSEMS Regional de Juiz de Fora

on 07 Março, 2019

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) por intermédio do COSEMS Regional de Juiz de Fora realizou na sexta-feira (22/02), no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, a primeira Oficina sobre Territorialização de 2019, com o objetivo de promover aos gestores de saúde uma ampla discussão sobre a elaboração do Planejamento Estratégico Regional. Estiveram presentes os gestores municipais, a apoiadora regional, técnicos da SRS/JF e da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora que colaboraram com as discussões sobre as atuais Redes de Atenção a Saúde (RAS) e as consideradas ideais.


oficinajf1oficinajf3

Durante a oficina foi realizado o mapeamento de todos os serviços e pontos de atenção das redes de Urgência e Emergência, Cegonha, Saúde Mental, Pessoas com deficiência, além de cobertura da Atenção Básica, entre outros.

oficinajf2oficinajf4

Segundo a Secretária de Saúde de Bicas, Verônica Bordonal a oportunidade de participar da oficina de territorialização do Sistema Único de Saúde (SUS) promovida pelo COSEMS significa conhecer as necessidades dos municípios e munidos dessas informações buscar a melhor solução para resolver os problemas de cada região. “Não há uma fórmula mágica de organização que funcionará em todos os municípios. Os territórios são extremamente diferentes, o que significa que uma forma de organização dos serviços que funcione muito bem em determinado local pode dar errado em outro.É necessário conhecer o território, a população, o ambiente, e as suas relações. A partir disso, é possível organizar o serviço de forma eficaz. Os serviços de saúde devem se adaptar às necessidades da população, e não o contrário, nós gestores conhecemos muito bem nossas lutas diárias para a manutenção da assistência aos nossos pacientes,” ressaltou.