Reunião do COSEMS/MG no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Reunião do COSEMS/MG no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro

on 22 Fevereiro, 2019

 Por Ariane Fernandes

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde de terça-feira (19/02) uma reunião no Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, em Belo Horizonte, com o intuito de conhecer um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento do hospital que é referência para a Rede SUS-BH e para o Estado de Minas Gerais, no atendimento de alta complexidade nas especialidades de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.A mesa diretiva foi composta pelo Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Dr. Jackson Machado Pinto, pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) Mauro Junqueira, o presidente do COSEMS e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras Eduardo Luiz da Silva, o Vice-presidente e Secretário Municipal de Saúde de Santana da Vargem, Hermógenes Vaneli e pela Diretora Executiva do Hospital, Maria do Carmo.

mesa hosp

Em suas falas, todos os componentes da mesa relataram sobre a importância do Hospital Metropolitano oferecer a população cuidado com qualidade, segurança e eficiência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma referenciada e ajustada nas linhas de cuidado do adulto cirúrgico, clínico e crítico.

Dentre as considerações, o Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz da Silva ressaltou sobre a necessidade de discutir sobre a política hospitalar para melhorar a forma de fazer uma saúde de qualidade no Estado, zelando pela eficiência na assistência no âmbito do SUS, oferecendo acesso ambulatorial, hospitalar, de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, atendendo as necessidades da população garantindo apoio e agilidade na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente.

presida hosp

A Diretora Executiva do Hospital, Dra. Maria do Carmo e a Assessora Jurídica Marcela Prado, fizeram uma apresentação do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, onde expuseram a concepção do modelo de Concessão baseado na Parceria Público Privada (PPP), que é fundamentado na implementação, seguida da operação por parte do ente privado, de um serviço público.Também foi relatado que o HMDCC, foi construído por iniciativa de Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a partir da necessidade de ampliação do acesso a serviços hospitalares da capital e região metropolitana, viabilizado e equipado através de parceria público-privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Novo Metropolitano S.A., iniciativa regida pela Lei 11.079 de 30 de dezembro de 2004, que institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública.

 

maria do carmoIMG 1872

 

A Dra. Marcela Prado, destacou que a finalidade da parceria, não é signatária de contrato e se constitui como um Serviço Social Autônomo de natureza jurídica privada sem fins econômicos, com instituição autorizada por meio da Lei Municipal Nº 10.754, de 19 de setembro de 2014, que estabelece, ainda, as suas diretrizes de gestão.

Durante a apresentação também foi informado sobre a moderna e completa estrutura para exames de média e alta complexidade como tomografia, biópsia guiada por imagem, endoscopia, colonoscopia, CPRE, ecocardiografia, raio X, hemodinâmica e ultrassonografia, regulada pela Central de Marcação de Consultas e Exames da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Logo após a palestra, a Dra. Maria do Carmo convidou a diretoria e a área técnica do COSEMS/MG que estavam presentes na reunião, para uma visita guiada pelo Hospital, apresentando a estrutura que conta com 460 leitos, sendo 80 leitos de CTI, 16 salas de cirurgia, 220 leitos de clínica médica, 100 leitos cirúrgicos, 35 leitos de AVC, dez leitos de decisão clínica e 15 leitos de Hospital Dia, com capacidade de atendimento mensal de 1.400 internações por mês, sendo 600 delas cirúrgicas, oito mil exames de imagem/mês e 75 mil exames laboratoriais.

hosp2hosp7

 

hosp8hosp5

 

hosp3hosp9

 

reuniaohosp