Ministério da Saúde abre Programa de Habilitação de Propostas para Academias da Saúde
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Ministério da Saúde abre Programa de Habilitação de Propostas para Academias da Saúde

on 14 Novembro, 2018

Em 12 de novembro de 2018, foi publicada a portaria n° 3582 de 6 de novembro de 2018, que dispõe sobre a aplicação de recursos aprovados pela Lei 13.658, de 7 de maio de 2018 que abriu crédito especial, em favor de diversos órgãos do Poder Executivo Federal, cabendo ao Ministério da Saúde, crédito orçamentário na ação 20YL, com a finalidade de permitir a Estruturação de Academias da Saúde na Modalidade Intermediária. 

O programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos deverão ser dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

O incentivo de que trata esta Portaria tem por objetivo criar mecanismos que possibilitem aos Municípios a construção de espaços físicos para a orientação de práticas corporais e atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis como forma de prover infraestrutura adequada ao Programa Academia da Saúde.

Para pleitear a habilitação ao Incentivo previsto nesta Portaria, o Município ou o Distrito Federal deverão acessar o Sistema de Propostas do Fundo Nacional de Saúde - SISPROFNS, disponível em:

http://proposta.saude.gov.br/loginEntidade.jsf

Após a indicação será direcionado ao SISMOB 2.0 para preencher as informações referentes à solicitação.

Em cumprimento às exigências presentes na portaria para pleitear a habilitação para a construção de polo do Programa Academia da Saúde pelos municípios do Estado de Minas Gerais é necessário a pactuação em CIB das propostas.

Diante disto, destacamos as seguintes orientações:

Considerando o curto prazo  entre a publicação da portaria e o cadastramento das propostas, não ocorrerá pactuações individuais. Assim, as Unidades Regionais de Saúde receberão dos municípios até o dia 29 de novembro de 2018, os planos e as informações citadas abaixo. No dia 30 será realizada a consolidação e publicação da deliberação em primeiro de dezembro de 2018.

Informações a serem encaminhadas juntamente com os planos:

•   Nome do Município

•   Número da Proposta

Ressaltamos que as planilhas serão recebidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A análise técnica dos planos ocorrerá em até 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua publicação da deliberação pelas referências técnicas regionais de promoção da saúde.

 

 

 

 

Confira na íntegra:
Para baixar, clique aqui