De Repente... Gestor Maio/2018
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

De Repente... Gestor Maio/2018

on 04 Junho, 2018

Por Ariane Fernandes

Pensando em auxiliar os novos gestores municipais de saúde em relação as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o funcionamento de políticas públicas de Saúde e a melhor forma de trabalhar para fazer uma gestão de qualidade no SUS Municipal, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (COSEMS/MG), realizou nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2018, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/MG), em Belo Horizonte, o curso de capacitação: De Repente... Gestor!

No primeiro dia de curso, a Assessora Jurídica, Dra. Cristiane Tavares, proveu uma apresentação, sob o aspecto jurídico da Lei Complementar 141/2012, a Contratação de Pessoal na Administração Pública e também discursou sobre o Fundo Municipal de Saúde, Licitações e Judicialização da Saúde.

derepente.cris

No período da tarde, a Assessora Técnica, Magali R. Brito Araújo, ministrou uma palestra sobre o tema: Como se organizam as políticas de saúde do SUS, onde destacou pontos importantes sobre a Atenção Básica, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde.

de repente.magali

No segundo dia de Curso, a Coordenadora Técnica Paola Soares Motta, abriu o evento discorrendo sobre o tema: Onde estou e quais são as minhas responsabilidades? A coordenadora explicou sobre os diversos pontos que devem ser trabalhados pelos gestores de saúde em seus municípios. Também discorreu sobre o funcionamento do SUS, ressaltando a Legislação e a gestão do SUS/MG, SES e COSEMS, além de tratar sobre os modelos e redes de atenção.

de repente.paola

No período da tarde a Assessora Técnica, do COSEMS/MG, Márcia Moreira Morais, iniciou as atividades, fazendo uma palestra com o tema: Como se organizam as políticas de saúde do SUS, onde também foi abordado a Assistência de Média e Alta Complexidade e as Redes de Atenção.

de repent.marcia

No terceiro e último dia de curso, a Assessora Técnica, Márcia Moreira fez sua última palestra sobre a Gestão da Média e Alta complexidade priorizando a Tabela Nacional, a Programação Pactuada e Integrada (PPI) e os Sistemas de Informação.

A Coordenadora Técnica Paola Soares Motta, encerrou o evento com uma palestra sobre com qual recurso financeiro, os gestores podem contar para a área da saúde nos seus municípios. Paola fez uma detalhada tratativa sobre a Lei Complementar 141, sobre o Relatório Anual de Gestão, Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual, Fundo Municipal de Saúde em relação à organização e gestão e finalizou a palestra discorrendo sobre as Transferências do SUS, explicando as referentes portarias e pactuações.

Para a gestora de saúde do município de Senador José Bento, Valquíria Aparecida Vieira Pinto, o Curso De Repente Gestor é fundamental para desenvolver um bom trabalho, porque foi apresentado uma visão ampla sobre o funcionamento do SUS. “Tudo que foi explicado no curso, foi muito importante para mim. Eu compreendi que não existe saúde boa no meu município, se a minha região não estiver bem. É um trabalho que deve ser desenvolvido em equipe por todos os gestores, prestadores, superintendência regional de saúde e COSEMS para conseguir realmente uma saúde de qualidade”, explicou.

Segundo a gestora do município São Gonçalo do Abaeté, Kelly Andreia Fernandes Barbosa, o curso foi gratificante, pois foi possível observar de uma forma mais ampla o que realmente é ser gestor de saúde. “Este curso é fundamental para os gestores. Percebi que há muitas coisas que precisam ser mudadas e outras melhoradas em nosso município, já estou pensando no que farei quando chegar à minha cidade para colocar em prática tudo que aprendi aqui no curso”, afirmou.

De acordo com o gestor de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau, o COSEMS está de parabéns pela importante iniciativa de ministrar o curso De Repente Gestor. “O curso deu toda infraestrutura de organização do sistema de saúde. Foi explicado o planejamento, financiamento, assistência e pactuação de como os gestores devem organizar o seu serviço em rede. Apesar da falta de recurso dos municípios, com o planejamento e organização que aprendemos aqui, a tendência é melhorar cada vez mais, a saúde pública do município”, ressaltou o gestor.

O gestor do município de Ibiaí, João Rodrigues da Fonseca, agradeceu a iniciativa do curso que deu conhecimento aos gestores. “Depois do curso será possível levar todo o aprendizado das palestras, para melhorar principalmente a atenção primária dos municípios mais pobres que recebem poucos recursos. Espero que todos os gestores que participaram do curso, levem para os seus municípios os conhecimentos adquiridos para melhorar a saúde de todos,” enfatizou.

Segundo a gestora do município de Campos Gerais, Amanda Vaz Tostes Campos Miareli, o curso é fascinante, porque norteia as ações dos gestores. “Foi de fundamental importância à qualidade das palestras ministradas, as dicas e informações disseminadas durante o curso, sobre planejamento e organização, que irão nos auxiliar no dia a dia para trabalhar cada vez melhor e ter sucesso na gestão,” destacou.

IMG.5124