242° Reunião CIB Maio 2018
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

242° Reunião CIB Maio 2018

on 24 Maio, 2018

Por Ariane Fernandes

cib.1

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais – CIB-SUS/MG realizou na tarde desta terça-feira (22/05), no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a 242° Reunião Ordinária, para deliberar sobre diversas pautas. A mesa diretiva foi composta pelo Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras e Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Eduardo Luiz da Silva, pelo Secretário Adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Nalton Sebastião Moreira da Cruz e pela Secretária Executiva da CIB-SUS/MG, Camilla Silveira.

A secretária executiva, Camila Silveira, abriu a reunião relatando sobre as Pactuações CIR e CIRA e para Ciência e Informe de todos os presentes, foi relatado às propostas cadastradas no Fundo Nacional de Saúde, além do fluxo de apresentação de Propostas Cadastradas Fundo a Fundo às Comissões Intergestores, a aprovação do Plano Municipal de Saúde pelo Conselho Municipal de Saúde e sobre a publicação das Notas Técnicas relativos ao n°404/2018 e 405/2018 COGPAB/DAB/SAS/MS, referentes ao credenciamento e suspensão de recursos, e a manifestação de interesse do município de Itabira, em pleitear junto ao Ministério da Saúde e a adesão ao Hospital Municipal Carlos Chagas ao incentivo 100% SUS.

O presidente Eduardo, ainda ressaltou sobre a necessidade e urgência de se discutir a politica hospitalar em Minas Gerais, ponderando mudanças no perfil da rede hospital do Estado, que por inúmeras questões, não estão avançando como deveriam. “Essa é uma pauta que não irá sair das discussões das reuniões do COSEMES e da CIB-SUS, até que consigamos um retorno positivo, pois precisamos tratar desses assuntos sempre que possível, para garantir que os municípios mineiros tenham as inovações tecnológicas necessárias e a sustentabilidade dos hospitais públicos”, ressaltou o presidente.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Janaina Fonseca, fez uma breve apresentação sobre a Campanha Influenza de 2018, que demonstrou números abaixo do esperado para a Campanha que se encerra no dia 1° de junho. “O Estado de Minas Gerais, chegou apenas 63,6% da meta atingida, esses são números muito preocupantes e os municípios devem trabalhar ainda mais com as equipes de vacinação regional para realizar ações, para conseguirmos atingir esta cobertura, principalmente, no público alvo que são crianças, idosos e puérperas,” alertou.

A coordenadora de Atenção à Saúde das Mulheres e Crianças, Dayane Aparecida, discorreu sobre o Remanejamento de Recursos Financeiros da Rede Cegonha, ela afirmou que além do Hospital Sofia Feldman, Hospital Julia Kubitschek, Santa Casa, Maternidade Odete Valadares, também serão beneficiados o Hospital das Clinicas e o Hospital Risoleta Neves. “Estamos aguardando a aprovação do Ministério da Saúde para acrescentar essas duas instituições na lista dos hospitais que poderão receber os recursos, para auxiliar no desenvolvimento da Rede Cegonha”, explicou.

A Assessora de planejamento do Estado, Poliana Lopes apresentou um breve relato sobre a situação dos Instrumentos de Planejamento do SUS no Estado de Minas Gerais, mostrando o DIGISUS, que é uma nova plataforma móvel e de serviços digitais, disponível para aparelhos Android e IOS, elaborada para os usuários do Sistema Único de Saúde acompanhar via celular, suas consultas e exames ambulatoriais, entre outras funcionalidades relacionadas aos serviços do Sistema Único de Saúde que irá facilitar a vida dos usuários do SUS.

Durante a reunião, o diretor da Superintendência de Atenção Primária da Saúde, Euler Augusto Linhares Brazil, apresentou os valores recebidos pelos repasses do estado e do Governo Federal, e a situação das obras das Unidades Básicas de Saúde, com o financiamento estadual, referentes à UBS 3561/3771. Segundo o diretor de todas as obras iniciadas, apenas 63 foram concluídas.

Diante da apresentação, o presidente Eduardo cobrou providências e ações em relação à questão das obras das UBS, procurando encaminhar uma forma de deliberar sobre a conclusão das obras paradas, com altos investimentos que ainda não estão sendo servindo a população e que precisam ser finalizadas com a devida urgência.

Outro ponto abordado durante a reunião que trouxe muitos questionamentos foi sobre a aprovação das novas diretrizes para o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), no Estado de Minas Gerais. O Secretário Adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Nalton Sebastião, ressaltou que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), está trabalhando fortemente e analisando cada caso para contemplar devidamente cada município mineiro com os novos veículos.

cib.2