Encontro Estadual para fortalecimento de Atenção Básica
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Encontro Estadual para fortalecimento de Atenção Básica

on 14 Maio, 2018

Por Ariane Fernandes

Em parceria entre Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-MG),foi realizado nos dias nove e dez de maio de 2018, no Centro de Convenções, do Dayrell Hotel, em Belo Horizonte, o Encontro Estadual para fortalecimento de Atenção Básica. Foram dois dias de muitas atividades com técnicos do Ministério da Saúde que ministraram palestras e workshops sobre as estratégias do MS, na Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), o programa Requalifica-UBS, as especificidades do Consultório na Rua, as Práticas Integrativas e Complementares e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Além de debater sobre os temas de Promoção da Saúde; Equipes de Saúde da Família e processo de trabalho, Equidade em Saúde e Integração do processo de trabalho dos ACS e ACE, também foram abordadas novas estratégias para garantir que a Rede de Atenção a Saúde, seja cuidada de forma tripartite, colaborativa e ampliada.

Na abertura do evento, a mesa redonda foi composta pelo Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras e presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz da Silva, pela Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Ana Paula Medrado, Assessor do Ministério da Saúde, Michell Tuler, o Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edison Corrêa e o Deputado Federal mineiro, José Saraiva Felipe.

mesa.redonda

Para o presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz, o Ministério da Saúde se dispor a sair do nível central e discutir nos territórios a Atenção Básica, é uma estratégia de extrema importância, pois responde aos anseios dos municípios mineiros que precisam discutir sobre as novas politicas da PINAB (Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde), que irá possibilitar uma Construção Primária forte em Minas Gerais e que será um espelho para todo o país. “O COSEMS/ MG é uma instituição sempre propositiva, que está a cada dia, buscando novas possibilidades de discutir as politicas públicas, e por isso, lutamos para garantir o co-financiamento da Atenção Primária e o financiamento tripartite, para contribuir para que haja novas possibilidades para fortalecer e trazer soluções para beneficiar a população do nosso estado,” ressaltou.

A Assessora Técnica do COSEMS, Magali Araújo, falou sobre a oportunidade dos gestores e coordenadores de saúde dos municípios presentes no evento, debater junto ao Ministério da Saúde e Estado sobre as dúvidas referentes às novas políticas de Atenção Básica e a Integração da Vigilância em Saúde e Informatização das Unidades Básicas. “Este é o momento ideal para sanar as principais dúvidas dos municípios e assim ampliar essas importantes discursões no Estado e inclusive, fortalecer cada vez mais, o Sistema Único Saúde no estado de Minas Gerais, completou”.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzília, Jociane de Lourdes Valim Silveira, apresentou um projeto de Experiência Exitosa, sobre a Ação e Integração da Atenção Básica com a Vigilância em Saúde, no combate a Dengue e a Febre Amarela, que diminuiu em 20 vezes, o número de casos de pessoas contaminadas pelas doenças. “É um trabalho continuo, iniciamos a limpeza, implantando 100% de coleta seletiva no município, além de fazer fazemos um comitê de conscientização para a população, que envolveu ações em salas de esperas nas unidades, escolas, creches, comércio e até mesmo nas ruas, o que ajudou muitas pessoas a esclarecer as principais dúvidas e a procurar os postos de saúde,” explicou.

jociane. banner

Outro projeto de experiência exitosa, apresentado no evento, foi pela Subsecretária de Atenção a Saúde, de Belo Horizonte, Taciana Malheiros, que discorreu sobre o projeto de Promoção da Equidade, envolvendo a Atenção Básica e as Equipes de Saúde da Família. Taciana afirmou que o projeto de Promoção da Equidade, na capital mineira, se desdobra em quatro subprojetos, são eles: O cuidado do adolescente em situação de vulnerabilidade, que consiste em atender os adolescentes em conflitos com a lei e com problemas gerais dos menores. O segundo ponto é sobre o Cuidado ao Idoso Institucionalizado, que surge de uma interface dos Centros de Saúde e Casas de Permanência de forma intersetorial, com o atendimento médico dos idosos em suas casas, a realização de atividades como danças e academias, buscando uma melhoria de vida dessas pessoas. O terceiro subprojeto é destinado ao cuidado das gestantes e puérperas em situação de vulnerabidade, em situações de rua, que sofrem com agressões domésticas e/ou com uso abusivo de álcool e outras drogas. Por fim, o quarto subprojeto consiste no Cuidado com as pessoas em situação de rua, que procura definir ações para cuidar e ajudar com dignidade, aos que precisam de toda a ajuda possível.

secretaria.bh

Para finalizar as experiências importantes que o Estado vem adotando, a diretora da Atenção Primaria do município de Rosário da Limeira, Miriam Ávila, apresentou o projeto sobre a Implantação da Carteira de Serviço da Atenção Primária, elencando todas as dificuldades que a saúde pública do município identificou durante todo o processo e procurando encontrar soluções para resolver esses problemas como, por exemplo, identificar e cuidar das pessoas com problemas de hipertensão e diabetes, além da educação permanente dos funcionários da saúde para que eles estejam preparados para atender cada vez melhor os pacientes. “Estamos propondo o que é essencial para propor ações efetivas, procurando entender o porquê algumas atitudes não estão sendo tomadas, para descobrir qual será o melhor caminho a ser traçado para enfrentar todos esses desafios e lutar para conseguir superar todos os problemas relativos à saúde dos mineiros,” finalizou.

moçaenconrot