COSEMS/MG no 9° Planejamento Estratégico do Hospital Sofia Feldman
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

COSEMS/MG no Planejamento Estratégico do Hospital Sofia Feldman

on 16 Abril, 2018

Por: Ariane Fernandes

A coordenadora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Paola Soares Motta, participou do 9° Planejamento Estratégico do Hospital Sofia Feldman, realizado na sexta-feira (14/04), na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), que abordou o tema principal: “Resistência: como e até quando?”.

O encontro contou com a participação de trabalhadores, representantes dos usuários, integrantes da Associação de Amigos e Usuários do Hospital Sofia Feldman (ACAU-HSF) e dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), que se reuniram no evento, para discursar sobre a assistência, o financiamento, os mecanismos de cogestão, a formação e o controle social do Hospital.

A coordenadora técnica do COSEMS/MG, Paola Soares Motta, participou da palestra que tratou sobre o tema: Financiamento no Sistema Único de Saúde. Mesmo com a alta complexidade envolvida sobre o sistema de financiamento do SUS, foram debatidas as dificuldades e as formas para tratar da sustentabilidade da instituição que lida com diversos desafios no dia a dia, para que o Hospital Sofia Feldman, continue desempenhando um belo papel no atendimento, fortalecimento e na ampliação da participação social.

Segundo Paola Soares Motta, “o Hospital tem papel de referência no Estado de Minas Gerais, e demonstra sua responsabilidade ao realizar o Planejamento Estratégico, diante do cenário de buscas da sustentabilidade financeira, junto a todos os entes da federação,” destacou a coordenadora.

O Hospital Sofia Feldman, atende cerca de 400 mil pessoas. São 185 leitos, sendo 87 obstétricos, 41 em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI), 45 leitos em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI), e 12 de outras clínicas. São realizados cerca de 900 partos ao mês. O Hospital ainda conta com assistência materno-infantil, e todas as internações são feitas através da Central de Internações da Secretaria Municipal de Saúde, pelo SUS.