Seminário sobre a Portaria GM/MS 3.992 – Edição Itabira
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Seminário sobre a Portaria GM/MS 3.992 Edição Itabira

on 12 Abril, 2018

O COSEMS Regional de Itabira, realizou na terça-feira (10/04), na Secretaria de Meio Ambiente, um Seminário sobre as mudanças da Portaria GM/MS 3.992 de 28 de dezembro 2017, que aborda o financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e serviços públicos do Sistema Único de Saúde.

As palestras foram ministradas pela Apoiadora Técnica, Lucilene Oliveira Constâncio e pelo Apoiador Focal de Contabilidade Gerson Rodrigues. Participaram do evento cerca de 48 pessoas entre gestores, apoiadores e técnicos de contabilidade que trocaram experiências e esclareceram as dúvidas sobre as mudanças ocasionadas pela Portaria 3.992, que dispõe sobre os recursos para custeio e investimento que serão transferidos para uma só conta corrente no bloco de custeio e outra para a conta corrente no bloco de investimento.

Para a Secretaria Municipal de Fazenda e Tesoureira da cidade de Dom Joaquim, Flávia Elaise Salvador, os profissionais que ministraram o evento são qualificados e possuem conhecimento para esclarecer todo o conteúdo da nova Portaria, o que irá ajudar muito no dia a dia das atividades no município. “Pra mim, foi um grande prazer participar deste Seminário. Parabéns ao COSEMS/MG pela iniciativa. Espero que sempre que for oportuno, o conselho realize trabalhos como este. A saúde e principalmente a população tem muito a ganhar, assim como os profissionais que agregam conhecimento”, ressaltou a Secretária.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Catas Altas, Maria Tereza Hosken, o evento foi muito válido para todos os profissionais presentes, que esclarecerem os principais questionamentos sobre a Portaria GM/MS 3.992. “O Seminário foi de grande importância para os gestores do fundo e para os colaboradores, uma oportunidade de sanar as dúvidas sobre a operacionalização dos blocos de custeio e investimento, além de reforçar a relação com o planejamento”.