AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões em Poté
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

AMM nos Municípios Encontro nas Macrorregiões em Poté

on 30 Outubro, 2017

Durante a sétima edição do “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”, no dia 27 de outubro de 2017, em Poté, na região de Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais, foram destaque, mais uma vez, os desabafos dos prefeitos mineiros referentes aos atrasos de repasses dos recursos estaduais e federais e a consequente dificuldade em gerir os municípios sem dinheiro em caixa.

O salão de eventos do Sindicato Rural de Poté ficou lotado, com mais de 300 pessoas dispostas a discutir a solução para os problemas dos gestores mineiros. Afinal, são os municípios que se encontram em dificuldades, onde está o povo que fica prejudicado a cada vez em que os recursos não chegam às contas das prefeituras.

Em Poté, 31 prefeitos, 44 vereadores e seis vices-prefeitos estiveram presentes no evento, confirmando a preocupação dos representantes do povo com a situação das contas dos municípios mineiros. Na abertura do evento, a sede da AMM foi transferida, simbolicamente, para Poté.

Presença constante e importante nos eventos da AMM, o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Andrade, ouviu atentamente as reivindicações dos prefeitos e mostrou-se preocupado com a situação dos gestores. De acordo com o vice-governador, "é importante a união de esforços dos municípios, do governo estadual e do federal e que todos se sentem a uma mesa e discutam os problemas, o que pode beneficiar o cidadão."

O vice-presidente do COSEMS/MG e gestor de saúde em Santana da Vargem, Hermógenes Vaneli, representou o Conselho e apresentou conteúdo para explicar aos prefeitos e interessados quais são as atribuições do COSEMS, como funciona e porque é fundamental a participação dos gestores de saúde de cada município mineiro, ressaltando a importância da união dos municípios pra fortalecer a saúde em Minas.

Além do COSEMS/MG, o projeto tem como parceiros o CREA-Minas, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG), o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir/Subsecretaria de Integração Regional) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Rede Minas de Televisão. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é o mais novo parceiro do projeto e estará presente nos próximos eventos.

Participe da próxima ediçõe do “AMM nos Municípios”:
Dia 9 de novembro em Ipatinga