Minas Gerais marca presença na 15ª Expoepi
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

Minas Gerais marca presença na 15ª Expoepi

on 04 Julho, 2017

Entre os dias 27 a 30 de junho de 2017, foi realizada a 15ª Edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Minas Gerais foi representada no evento pelos municípios de Belo Horizonte, Campanha e Divinópolis e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG).

Nas premiações das Mostras, Minas Gerais recebeu as seguintes posições:

Mostra 1 – Vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza

3º lugar: Implantação e descentralização do teste rápido para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral Humana (LVH) em Minas Gerais: fortalecimento e integração entre vigilância e laboratório de saúde pública. O trabalho foi apresentado pelo Bruno Dias Tourinho (SES/MG).

Mostra 2 – Doenças imunopreveníveis

3º lugar: O primeiro ano de implantação do SIEAPV: a experiência da vigilância epidemiológica em Minas Gerais. Rafaela Gomes Andrade (SES/MG).

Mostra 6 – Produção técnico-científica por parte de profissional do SUS que contribuiu para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde – Mestrado

2º lugar: Tratamento da leishmaniose visceral com anfotericina B lipossomal, Minas Gerais, 2008-2012. Apresentado por Bruna Dias Tourinho (SES/MG).

Mostra 8 – Prêmio RESS Evidencia: melhor artigo publicado na Epidemiologia e Serviços de Saúde – revista do Sistema Único de Saúde do Brasil

1º lugar: Avaliação das atividades de controle de leishmaniose visceral em Belo Horizonte/MG, 2006-2011. Apresentado por Maria Helena Franco Morais (SMS Belo Horizonte/MG)

Mostra 11 – Vigilância, prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

2º lugar: Intersetorialidade na implementação de ações de controle da dengue, Belo Horizonte/MG, 2016. Apresentado por Ana Carolina Lemos Rabelo (SMS Belo Horizonte).

Minas também marcou presença nos painéis e nas sessões de pôsteres:

Painel 6 – Inquéritos nacionais: Informação para a vigilância em saúde

Vigital: 10 anos de informações sobre fatores de riscos e proteção da população brasileira. Apresentado por Deborah Carvalho Malta (UFMG)

Painel 17 – Vigilância e resposta às emergências em Saúde Pública

- Enfrentamento da epidemia da febre amarela em Minas Gerais. Apresentado por Rodrigo Fabiano do Carmo Said (SES/MG)

Sessão 7 –Vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza

- Interação intersetorial na promoção e educação em saúde no combate à tuberculose: a experiência entre a atenção básica de saúde e instituições públicas de educação fundamental em Venda Nova, Belo Horizonte/MG. Apresentado por Lidiane Sales Vieira (SMS Belo Horizonte).

Sessão 10 -Produção técnico-científica por parte de profissional do SUS que contribuiu para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde – Especialização

- Cenário da cobertura de exames de citopatologia e colposcopia na rede de atenção à saúde do subconjunto da Macro Leste, de Minas Gerais: análise da programação de exames no ano de 2014. Apresentado por Fabiano dos Anjos Pereira Martins (SES/MG).

- Desastres naturais e a distribuição espacial da leptospirose em Minas Gerais, 2008 e 2013. Apresentado por Mariana Gontijo de Brito (SES/MG).

Sessão 12 -Produção técnico-científica por parte de profissional do SUS que contribuiu para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde – Doutorado

- Avaliação da efetividade do programa de empoderamento em diabetes mellitus tipo 2 na atenção primária à saúde. Apresentado por Daniel Nogueira Cortez (SMS Divinópolis).

Representantes do Conasems e dos COSEMS estiveram presentes na reunião dos dirigentes de vigilância, onde foi discutida, entre outros temas, a participação da gestão municipal na Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. A secretária municipal de saúde de Campanha, Márcia Pivato, representou o Conasems e Minas Gerais no painel “O enfrentamento das doenças imunopreviníveis: conquistas e desafios”, durante a exposição, a secretária trouxe os desafios da gestão municipal para o controle dessas doenças.

Também estiveram na 15ª Expoepi representando o Estado e o COSEMS MG, o presidente do COSEMS Regional Montes Claros e membro suplente CONARES do COSEMS MG, Edivaldo Farias da Silva Filho, secretário municipal de saúde de Berizal, o gestor municipal do município de Congonhas, Rafael Geraldo Cordeiro, e a assessora técnica do COSEMS MG, Magali Araújo.

IMG 20170703 WA0009

A 15ª Expoepi 

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, esteve presente na cerimonia de abertura e ressaltou a importância da realização do evento. “É necessário divulgar e valorizar cada vez mais as experiências bem sucedidas que comprovam que o SUS dá certo. Assim como a mostra do Conasems Brasil, aqui tem SUS, que já está na 14ª edição, a Expoepi é um espaço de troca e compartilhamento muito proveitoso”. Mauro também comentou sobre a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que está na etapa municipal. “Esperamos que essa conferência nacional aponte rumos para uma verdadeira política de vigilância em saúde que trabalhe de forma integrada com a atenção básica e a assistência”. A política de atenção básica também foi tema da fala do presidente. “O Conasems está discutindo a política junto com o Ministério e já colocando em prática ações para fortalecer as regiões de saúde”.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira, também comentou sobre a 1ª Conferencia Nacional de Vigilância em Saúde, que acontece em novembro com a participação de diversas representações da sociedade civil. “Esse é o momento de conhecer e reconhecer experiências exitosas na ponta e que levam saúde para a população ainda com todas as dificuldades que o SUS enfrenta em pouco mais de trinta anos de existência.”.

O ministro da saúde, Ricardo Barros, apresentou um balanço de gestão dos últimos meses, principalmente na gestão de recursos financeiros e investimentos em tecnologia e relembrou as ações contra as epidemias como Zika, microcefalia e febre amarela. Joaquim Molina, representante da OPAS, também comentou sobre as doenças “foram oportunidades que revelaram novos desafios para o enfrentamento de crises”.

O cronograma das principais etapas relacionadas ao 15ª Expoepi:

ETAPA PRAZO
1.    Realização da 15ª Expoepi 27 a 30 de junho de 2017
2.    Publicação do resultado final A partir  da semana seguinte à realização da Expoepi
3.    Período de recurso contra o resultado da Mostra Cinco dias úteis a partir da data de publicação do resultado