VSPEA abre inscrições para experiências exitosas em vigilância de populações expostas a agrotóxicos
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems

VSPEA abre inscrições para experiências exitosas em vigilância de populações expostas a agrotóxicos

on 07 Junho, 2017

O Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) abriu inscrições para o mapeamento de experiências exitosas em Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos – VSPEA. O documento disponibilizado no link contém orientações para participação e cronograma de prazos.

Link: https://drive.google.com/open?id=0B86keukqXPvwcUFrSmR4MHRHZ1E

Está sendo encaminhado também por meio físico via Ofício Circular n. 42/2017-GAB/SVS/MS, de 24/05/2017, aos representantes do CONASS, CONASEMS e COSEMS.

As propostas devem ser enviadas para a equipe de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (Vigipeq) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até a data limite de 17/07/2017.

A VSPEA se constitui no desenvolvimento de ações integradas de saúde, voltadas para a adoção de medidas de prevenção dos fatores de risco, promoção à saúde, assistência e vigilância em saúde das populações expostas, ou potencialmente expostas, aos agrotóxicos. Com o objetivo de dar visibilidade às ações realizadas no âmbito da VSPEA, em todo território nacional, busca-se reunir propostas estaduais e municipais, a serem publicadas pelo Ministério da Saúde em documento impresso e eletrônico.

Essa iniciativa de mapear e socializar experiências exitosas é direcionada à participação de gestores, técnicos de serviços de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal, pesquisadores, acadêmicos e instituições públicas integrantes do SUSatuantes nas áreas de epidemiologia, vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos, sistemas de informação e análise de situação de saúde, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância sanitária e assistência à saúde que tenham desenvolvido experiências que contribuíram para o aprimoramento das ações de prevenção, assistência e vigilância de doenças e agravos relacionadas a exposição aos agrotóxicos.

Aguardo a contribuição de todos(as) para darmos publicidade a importância do trabalho que vem sendo realizado em todo o país.

Para saber mais acesse o portal do Ministério da Saúde